SOBRE O AIKIDO

Aikido (em japonês: 合 気 道 , Aikido [aiki.doː]) é uma arte marcial japonesa desenvolvida por Morihei Ueshiba como uma síntese de seus estudos marciais, filosofia e crenças espirituais. O Aikido deriva principalmente da antiga arte marcial do Daito-ryu Aiki-Jujutsu, mas diferenciou-se deste a partir dos ensinamentos de Ueshiba. Aikido é muitas vezes traduzido como "a maneira de unificar (com) a energia da vida" ou como "a maneira de espírito harmonioso." O objetivo de Ueshiba era criar uma arte que os praticantes poderiam usar para defender-se e ao mesmo tempo proteger o seu atacante de ferimento.


Alunos mais antigos de Morihei Ueshiba têm abordagens diferentes para o aikido, dependendo, em parte, quando estudaram com ele. Hoje aikido é encontrado em todo o mundo em uma série de estilos, com largas faixas de interpretação e ênfase. No entanto, todos eles partes técnicas formuladas por Morihei Ueshiba e têm mais preocupação com o não dano ao atacante.

Embora haja ramificações nas diferentes escolas de Aikido, isso não significa uma rivalidade daninha e improdutiva, mas apenas uma percepção diferente sobre a arte, gerando não uma competição, mas o respeito mútuo entre todos.

A Aikikai 
A Aikikai representa a escola do Aikido original.

Ela está centrada sobre a Fundação Aikikai no Japão, e sua figura principal é o Doshu (o herdeiro da família do fundador do Aikido). Ela é representada globalmente por meio da Federação Internacional de Aikido. A Fundação Aikikai opera no Hombu Dojo, conhecido como Sede Mundial do Aikido. Às vezes é chamado o Aikikai Hombu para distingui-lo a das sedes de organizações de Aikido posteriores que seguem variações do estilo do Aikido original, e está localizado em Tóquio. A Fundação Aikikai também administra um dojo satélite, o histórico dojo Iwama, localizado em Ibaraki (cerca de 100 km ao nordeste de Tóquio).

Doshu
Doshu (道 主 / ど う し ゅ / doshu) traduz literalmente como "Mestre do caminho". É o título que denota o diretor da Aikikai. (Embora o mesmo termo pode também potencialmente ser utilizada como um título dentro de outras disciplinas, em japonês seu significado mais comum é específico para a Fundação AIKIKAI) e é passado através dos descendentes do fundador. O sistema de ter o herdeiro de uma escola de artes marciais sendo o filho do diretor anterior (natural ou adotado por uma questão de sucessão) era comum na Koryu (escolas tradicionais) e é referido como iemoto. Outras artes geralmente usam o título de Soke para o diretor. 



O Fundador do Aikido Morihei Ueshiba (植 芝 盛 平 Ueshiba Morihei, 14 de dezembro de 1883 a 26 de abril de 1969) foi o primeiro doshu, mas é mais comumente referido como Kaiso, ou mesmo como O'sensei (grande professor).

O Segundo Doshu (二代 道 主) foi Kisshomaru Ueshiba (1921-1999), filho do O´Sensei, o qual assumiu a liderança da organização e o título de doshu em 1969 após a morte de seu pai. Kisshomaru foi a primeira pessoa em Aikido a ser amplamente referido como Doshu. Ele foi sucedido por seu filho Moriteru.

O Terceiro Doshu (三代 道 主) Moriteru Ueshiba (nascido em 1951) é o doshu atual. Ele é neto do fundador do aikido e assumiu o título de doshu em 1999. Moriteru está previsto para ser sucedido por seu filho, Mitsuteru Ueshiba (nascido em 1980), que é atualmente designado como "Waka (若) Sensei".

O Hombu Dojo 
A localização do Hombu Dojo está em Wakamatsu-cho, Shinjuku, Tokyo, Japão. (Este mesmo local foi anteriormente o Distrito Ushigome de Shinjuku.) O dojo foi estabelecido em abril de 1931 pelo fundador do Aikido. Ele foi originalmente chamado de Kobukan Dojo (皇 武館 道場 - algo traduzivel como "Dojo do guerreiro imperial"), foi chamado de "Hombu Dojo" após a Segunda Guerra Mundial. Em 1967, a estrutura de madeira original foi substituída por um moderno prédio de cinco andares. O treinamento é realizado em três salas que totalizam cerca de 250 tatami na área. A área de treinamento principal tem 105 tatames (170m2). As outras duas áreas de formação, contendo 72 e 42 tatames, respectivamente, são muitas vezes utilizados para as aulas para iniciantes, aulas para crianças, aulas de mulheres, ou cursos específicos. As aulas são realizadas sete dias por semana e está aberto a todos os membros da Aikikai mediante prévio agendamento. Um pequeno número de alunos também reside no dojo como parte de um programa de treinamento intensivo.

O estilo Aikikai de aikido 
Aikikai não é propriamente um estilo de aikido, mas sim engloba uma diversidade de estilos técnicos. Isso está associado com a ampla base de instrutores de primeira geração que se formaram a partir dos ensinamentos do O´Sensei, pois cada um tinha a sua própria interpretação da arte, além de outras influências individuais. No entanto Aikikai é frequentemente descrito como um "estilo" para a diferenciação entre a organização fundadora mãe e variações da escola original de organizações de Aikido separadas, que se formaram a partir de mudanças na arte não compartilhadas ou aceitas pela Aikikai.

AIKIKAI é descrito como o Aikido mais tradicional; a Aikikai tem permanecido fiel à casa de Ueshiba e é às vezes chamado Ueshiba Aikido. Ele manteve muitos dos aspectos que Morihei Ueshiba considerou valiosos, tais como o sistema de formação não-competitiva (em contraste com o desenvolvimento de alguns outros estilos que admitem campeonatos, por exemplo). Contudo, o próprio estilo de Morihei Ueshiba evoluiu significativamente ao longo de sua vida. As técnicas Aiki-budo ensinadas pré-guerra por Morihei Ueshiba eram geralmente mais perto de aikijujutsu, enquanto uma técnica mais fluida foi enfatizada quando ele se tornou mais idoso, e isso se reflete no aikido de pessoas que estudaram com O´Sensei em diferentes períodos no tempo. 

Isso forma a diversidade tão rica do Aikido e mesmo dentro da Aikikai, tornando a arte facilmente absorvida pelos mais diferentes indivíduos, independente de sexo, raça, idade ou objetivos pessoais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

SEMIÁRIO DE AIKIDO - Sensei Vagner Tome 6º DAN

INSCRIÇÕES :  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe3V010nrDDKbdJuejfI4SqzV_LT5tEPQjoHapI0g3X5fSqfg/viewform APOS INSCRIÇÃO EF...